Paulo Ricardo, Luciana Vendramini salvou minha vida.

Paulo Ricardo e Luciana Vendramini, uma história de amor.


Paulo Ricardo e Luciana Vendramini se conheceram no final da década de 80, foram apresentados por um amigo em comum, o Marcelo Rubens Paiva, para quem não o conhece, é um grande escritor e jornalista.

Paulo Ricardo, líder da icônica banda de rock RPM, é uma das figuras mais importantes da história do rock nacional, tornou-se um superstar na década de 80, cativando milhões de jovens que acompanhavam a banda.

Luciana era, a “namoradinha do Brasil”, havia se tornado símbolo sexual, modelo, atriz, havia conquistado destaque por sua participação em diversas publicidades e por ter posado para a revista Playboy.

Quase secretamente eles se casaram, e ficaram juntos por 9 anos. No inicio, tentaram preservar e manter o relacionamento de forma discreta, mas foi muito difícil escapar da loucura da imprensa e dos fãs. Era muito assédio em cima de nós, falava Luciana na época.

De 1988 a 1997 estiveram juntos, foram anos de mudanças para os dois, Paulo Ricardo passou do auge da carreira para vagar entre sucessos e fracassos, Luciana iniciou sua carreira como atriz, também começou a ter alguns problemas de saúde, que a manteve longe de outros empregos e passaram a causar problemas ao casal.

Talvez poucos acreditassem nessa relação, para ambos era uma relação importante pelo apoio mútuo que davam, como disse Paulo Ricardo em entrevista, se não fosse Luciana ele poderia não estar vivo.

Em um capítulo pouco conhecido, Paulo Ricardo compôs uma música excepcionalmente intimista e pessoal, chamada 'Luciana', que faria parte do álbum 'Paulo Ricardo & RPM 2', projeto que infelizmente nunca foi lançado, mas que hoje você poderá escutar a seguir.


Nessa época, Paulo Ricardo, após o fim do RPM, lançou dois discos solo, voltou com o RPM em 1992, se separou novamente em 1994, e no final de 1996, quando o relacionamento não era muito bom, abandonou o rock e decidiu explorar seu lado mais Romântico.

Segundo Paulo Ricardo em entrevista, "Fiquei oito anos com a Luciana, é uma vida. Os primeiros anos foram muito tranquilos, tivemos maturidade de não termos filhos. Quando viemos morar no Rio em 1996, para ela fazer 'O Rei do Gado', não resistimos às mudanças individuais, e nossa relação acabou se dissolvendo, em 1997.

Luciana falou una época,” Terminamos quando eu tinha 25 anos. Fiquei muito chateada na época da separação, porque acabei emagrecendo bastante e me acusaram de estar cheirando cocaína. Quem me conhece sabe que nunca usei droga. Paulo nunca me ofereceu nada e jamais usou perto de mim, porque sabia que eu era contra”.

Em 1997, Paulo Ricardo falou em entrevista, “Estava me separando de um casamento de anos com a Luciana Vendramini, estava sofrendo, não estava pensando na revolução.

Após a separação Paulo Ricardo iniciou um novo caminho na música, onde foi considerado por muitos “Brega”.