Paulo Ricardo, o nerd que se tornou o maior símbolo sexual dos anos 80.

Paulo Ricardo, o nerd que se tornou o maior símbolo sexual dos anos 80.




Esta é a história de como Paulo Ricardo se tornou uma das maiores figuras do rock nacional.

Paulo Ricardo nasceu em 23 de setembro de 1962, no Rio de Janeiro.

Quando criança, além de cantor, queria ser um desenhista de quadrinhos, seus personagens favoritos eram Homem-Aranha, Batman e Asterix.
Na escola descobriu que precisava usar óculos, quase sem querer.


Um dia apareceu na escola um aluno que usava óculos. Todos começaram a tirar sarro do garoto. Paulo Ricardo, porém, sentiu-se curioso e resolveu colocar os óculos emprestados do amigo. ¡Surpresa!, sua vida mudou. Percebeu aí que o mundo não era absolutamente aquele que ele conhecia. O menino Paulo Ricardo tinha um grau e meio de miopia.

Ele falou no livro Revelações por Minuto, “Realmente mudou a minha vida, para pior”.

“Comecei a usar aparelho nos dentes, é uma fase sombria e meio metálica, fiquei muito injuriado”

A primeira lente de contacto veio aos quinze anos de idade, e só muitos anos depois, em 2001, ele resolveu fazer cirurgia para a correção da miopia, quando já estava em quatro graus.

Como foi então que esse menino que era tratado como um nerd, se tornou um símbolo sexual anos depois?

Esse adolescente que estudou jornalismo na USP, foi para Londres como correspondente no início dos anos 80, escreveu para uma revista de música chamada Som 3, e lá conheceu bandas de música de primeira mão, novas tendências e teve acesso a um muita informação,, que numa época sem internet, estar presente era um diferencial.

Tudo o que aprendeu em Londres permitiu que ele se entregasse ao que viria a ser o projeto RPM, uma banda que foi idealizada junto com Luiz Schiavon, pois como já disseram várias vezes, estavam desenhando através de cartas o que queriam de seu grupo.

Após a explosão do RPM entre 1985 e 1986, Paulo Ricardo, seu vocalista, foi promovido ao status de símbolo sexual, devido à euforia que a banda gerou em todo o país.

Não era só o carisma, era a presença no palco, as letras da banda e aquela loucura que ele gerava nos jóvens da época. A mídia da época ajudou a transformar Paulo Ricardo naquele super astro.

Os anos se passaram, mas para quem viveu os anos 80, vai lembrar da febre que o RPM foi, e da loucura que Paulo Ricardo gerou entre as mulheres.