Paulo Ricardo diz que surgem boas músicas durante o sono

Paulo Ricardo diz que surgem boas músicas durante o sono



Melhor do que "uma ideia que existe na cabeça e não tem a menor obrigação de acontecer" só mesmo aquelas que acontecem na espontaneidade da vida. Assim é, na grande maioria das vezes, com a música. Cada músico tem seu processo particular de composição. Mas, às vezes, a composição se torna tão particular que ela chega, assim, sem bater na porta, como exemplifica Paulo Ricardo: "Às vezes acontece de acordar de madrugada com uma canção na cabeça. Ou tem vezes que eu sonho com uma música. Às vezes saem coisas boas, mas nem sempre. É muito interessante sonhar com uma música".

Paulo lembra de outros dois grandes sucessos para comprovar que podem sair grandes músicas do sonho. “'Yesterday' foi tipo assim também. Paul McCartney acordou de noite, gravou um negócio ali e voltou a dormir. 'Satisfaction' foi a mesma coisa com Keith Richards (guitarrista da The Rolling Stones). Essas estão de bom tamanho para provar minha tese de que coisas que você compõe dormindo podem funcionar”, Paulo comenta, bem-humorado.

Compor 1, 2, 3 vezes...

Paulo Ricardo relembra parceria com Renato Russo: 'Eu chorava em cada show daquela turnê'

Ney Matogrosso e um novo boom

Se nos 80 você ouvia a RPM em cada estação de rádio, não deve imaginar que um o estouro da canção foi ainda maior depois de um primoroso conselho de Ney Matogrosso. "Quando a gente estava montando o show Rádio Pirata Ao Vivo, nós só tínhamos um disco, 'Revoluções Por Minuto', que era um álbum pop rock, dançante, mas muito denso. O Ney nos pediu uma canção mais tranquila para que o show tivesse uma dinâmica e voltasse a crescer. Eu sugeri 'London, London' porque já tinha morado em Londres e, claro, por ser grande fã do Caetano Veloso".

Paulo continua relembrando a surpresa da banda: "Nós mal podíamos imaginar que aquela música ia tomar a dimensão que tomou. Começou a ser gravada por todas as rádios das cidades onde a gente se apresentava. Se tornou o primeiro lugar de todas as paradas do Brasil sem ter tido um disco lançado. Nós tivemos que parar a turnê e gravar um disco ao vivo, que é o Rádio Pirata Ao Vivo. Com London, London, a gente explodiu de um jeito que não imaginava e isso mudou toda história".


Fonte: Gshow