"REVELAÇÕES POR MINUTO" A história da banda que mudou a história da música no Brasil

"REVELAÇÕES POR MINUTO" A história da banda que mudou a história da música no Brasil



O RPM foi a maior banda do rock nacional nos anos 80. Paulo Ricardo, Luis Schiavon, Paulo P.A. Pagni e Fernando Deluqui. Quatro jovens talentosos, inteligentes e bonitos que chegaram ao topo das paradas musicais, vendendo 2,7 milhões de unidades do disco “Rádio Pirata Ao Vivo”, em 1986. Isso em pleno plano cruzado. Estádios, ginásios e teatros do Brasil lotados. Todos queriam ver os quatro coiotes. Porém, eles perderam as rédeas, o freio e o rumo. Embarcaram numa viagem autodestrutiva regada a drogas, álcool e egos inflados. Não deu outra. O RPM sucumbiu à fama e ao sucesso. Anos mais tarde renasceu das cinzas.
O RPM revolucionou a década de 80. "REVELAÇÕES POR MINUTO", de Marcelo Leite de Morais, relata toda a trajetória da banda que se tornou a banda mais bem sucedida na história da música brasileira.

 Na segunda metade da década de 80, foi sucesso absoluto no cenário musical do país, quebrando todos os recordes de vendas da indústria fonográfica brasileira e atraindo multidões para seus shows. A visão crítica e a bagagem cultural de Paulo Ricardo foi um fator decisivo para o marketing do RPM, e influenciou diretamente na venda dos discos. O RPM vendeu mais de cinco milhões de discos durante a sua curta carreira.

Para os roqueiros mais novos, é uma boa dica literária. O livro faz um mapa do surgimento do rock no Brasil e mostra a importância da parceria do RPM com outras bandas da época como Ultraje a Rigor, Cabine C, Titãs, Ira, Kiko Zambianchi, entre outros.  Marcelo Leite de Morais relata com detalhes a chegada do RPM ao sucesso, suas conquistas, discussões internas e a postura da banda perante a impressa. Já os leitores com mais de 40 anos, com certeza irão se divertir, fazendo uma viagem ao passado, lembrando do tempo onde os shows eram realizados em danceterias.

 Esta biografia deveria se lida por todos os músicos. Mesmo com a história do RPM sendo escrita em uma época diferente, aprende-se muito com os erros, os acertos, a dedicação e as estratégias que levaram seus integrantes ao sucesso. "REVELAÇÕES POR MINUTO", um livro fundamental para aqueles que desejam entender como funciona o "mainstream" no Brasil e como em um instante uma banda pode se tornar um fenômeno nacional e pouco tempo depois cair no esquecimento.

Sinopse

Superlativo em tudo, o RPM foi a banda exemplar da maioridade do pop-rock nacional dos anos 80. Foi a primeira megabanda nacional a quebrar recordes de vendagem e a atrair multidões aos seus shows, encarnando o clássico sonho rocker dos garotos que se juntam para fazer um som e rapidamente têm o mundo a seus pés. “RPM – Revelações por minutos” é um retrato de um dos maiores grupos de rock nacionais e também de uma geração que saiu dos circuitos undergrounds, tomou de assalto a cena cultural e abriu novos caminhos no panorama musical brasileiro.

A autobiografia da banda “Revelações Por Minuto”, escrita pelo jornalista Marcelo Leite de Moraes, lançada em 2007, relata todos os detalhes desta história. As virtudes e defeitos dos revolucionários da cena 80. Tudo revelado nas 448 páginas desta maravilhosa obra. Abaixo confira a sinopse do livro.

"REVELAÇÕES POR MINUTO" A história da banda que mudou a história da música no Brasil "REVELAÇÕES POR MINUTO" A história da banda que mudou a história da música no Brasil Reviewed by Radio Pirata on 2:09 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Post AD