Qual é a história da música Alvorada Voraz, como surgiu e a explicação da letra?

Qual é a história da música Alvorada Voraz, como surgiu e a explicação da letra?



Alvorada Voraz é um dos maiores sucessos do RPM, uma música de 1986 com instrumental marcadamente pop e letra altamente politizada, que critica os traumas deixados pela ditadura militar, a corrupção dos poderosos e o crescimento da violência no país, compara a realidade com uma espécie de filme de terror.

Uma realidade que foi retratada nos anos 80, e que infelizmente ainda hoje continua, onde se aborda a violência social e o medo que nos torna reféns da marginalidade, onde alguns políticos parecem ser marginais de gravata e são o maior exemplo de hipocrisia no país.

¿Mas como surgiu a letra, a melodia, como foi o trabalho de composição?


O que você com certeza não sabia é que surgiu de um problema que a banda teve em um de seus primeiros shows, quando a corda da guitarra de Fernando Deluqui estourou, fique até o final do vídeo para você conhecer essa história e o motivo da letra criada por Paulo Ricardo.

Em um dos primeiros shows no Rio de Janeiro, no “Noites Cariocas” do Morro da Urca, em regime de pobreza total, segundo Luiz Schiavon.

“Carregávamos as caixas e os instrumentos, tínhamos apenas um roadie, apenas uma guitarra, enfim”

No meio do show, o guitarrista Fernando Deluqui quebrou uma corda da guitarra, que ia demorar para consertar. Então o resto da banda teve que improvisar, e daí surgiu o Alvorada Voraz.

Segundo Paulo Ricardo, antes do show, à tarde, enquanto faziam a passagem de som em uma jam session, começaram a improvisar e a música surgiu, então quando a corda do violão quebrou, para segurar a onda resolveram usar a música como saída ao problema gerado naquele momento.

Era só a música, não havia letra ainda, como conta Paulo Ricardo, “recorri a isso porque não tínhamos nada naquela época.

Um técnico de som gravou aquela jam e toda a passagem de som e entregou para o Paulo Ricardo, que resolveu colocar letra naquela música, e foi aí que surgiu Alvorada Voraz.

Dali saiu boa parte da melodia, depois o Luiz Schiavon fez o resto da música e o Paulo Ricardo escreveu a letra.

A letra de Alvorada Voraz é uma das melhores letras da banda, bem construída, com belos efeitos sonoros e fundamentalmente com aquela carga que as músicas de protesto tem, e o quanto elas são importantes para uma banda de rock, como conta Paulo Ricardo :

Alvorada é uma alusão ao palácio da Alvorada, numa época em que saíamos da ditadura militar, mas ainda tínhamos algumas coisas a dizer.

Além disso, no final dos anos 80 estávamos cercados por essas expectativas sombrias, por esses pensamentos niilistas, que o mundo acabaria em 2000, a bíblia, nostradamus. Era uma geração cercada pelo pensamento de que a bomba poderia cair a qualquer momento.

A letra de Alvorada Voraz faz um raio-X na estrutura de poder que existe no Brasil, que está assim há muito tempo e não parece que vai mudar. Esse presidencialismo de coalizão coloca todos os brasileiros reféns do sistema político, que jamais votarão em mudanças que impeçam os políticos de continuarem atuando da mesma forma.

Nesse tipo de radiografia que se faz na época, a versão de 1986 cita casos que tentam retratar a situação da época.

O caso Morel, que embora faça parte de uma obra literária de Rubem Fonseca dos anos 1970, que mistura ficção com realidade, retrata a violência urbana que não distingue classes sociais e a marginalização no país.

Isso se aprofunda com a inclusão de processos policiais que tiveram grande destaque na época, como o crime da mala, que foi um dos primeiros grandes processos criminais do país.

A história diz que Giuseppe, um imigrante italiano, matou sua esposa e tentou colocá-la em uma mala para se livrar de seu corpo. O homem foi preso, ficou preso por 17 anos e por decreto do então presidente Getulio Vargas em 1944, teve sua pena reduzida, foi solto em 1948.

O caso "Coroa Brastel" foi outro dos casos citados na letra, em 1985 foi divulgada uma manobra envolvendo ministros do governo da ditadura, foram processados pelo desvio de verbas e favorecer empresários da época, mais um exemplo da impunidade de alguns políticos.

São todos casos emblemáticos que retratam a época, e mostram como os poderosos estão sempre envolvidos nesse tipo de manobra, pode ser um escândalo de joias, ou contrabando, que apesar dos anos continua sendo um negócio para os mesmos de sempre.

A letra de 1986 teve uma atualização em 2002, para o trabalho RPM MTV, Paulo Ricardo decidiu que era hora de fazer uma atualização dos escândalos.
Isso fez com que a banda fosse processada por um dos citados nesta nova letra, Paulo Maluf iniciou um processo judicial, que anos depois foi arquivado pela Justiça.

Nas letras Paulo Ricardo procurava retratar a situação atual do país a partir de casos ou personagens que na época estavam envolvidos em casos de corrupção, como Jader Barbalho que foi governador, deputado e senador, Paulo Maluf Governador de São Paulo, José Sarney ex-presidente da república e Nicolau Dos Santos, também conhecido como Lalau.

A letra assegura que no Brasil a mídia e a propaganda são pagas pelos mais poderosos, já que neste país quem manda é o dinheiro.

Em 2011 a banda tocou uma versão onde colocavam novas caixas como a caixa dois e o mensalao".