Vida real, a música por trás do sucesso do Big Brother Brasil.

Vida real, a música por trás do sucesso do Big Brother Brasil.


No video, a história da musica "Vida Real"


Se você pudesse me dizer / Se você soubesse o que fazer
O que você faria? / Aonde iria chegar?

Estes são os versos da música de abertura do BBB, reality show que desde o ano dois mil e dois chama a atenção de milhões de telespectadores em todo o Brasil.

Vida Real é a música de abertura do Big Brother Brasil, a primeira versão foi interpretada pelo RPM em 2002. Entre as curiosidades dessa música, ela foi escolhida pela própria endemol holandesa, idealizadora do reality show, como a melhor versão de todas feitas para o programa.

Porém, não é uma música criada pela banda, é uma adaptação que ela fez para este programa de uma música de 1999.
Para conhecer esta história temos de voltar ao final de 2001, onde tudo começou.

Big Brother é um formato criado pela holandesa Endemol, a TV Globo adquiriu os direitos para fazer uma versão no Brasil, que seria apresentada por Pedro Bial.
Paralelamente, deu-se a conhecer a informação de que após 12 anos de separação, uma das bandas mais importantes do rock nacional, regressava à cena musical do país.

A banda comandada por Paulo Ricardo recebeu um pedido especial da TV Globo, enquanto se preparava para a gravação do eletroacústico RPM MTV 2002.

A Globo escolheu o RPM para ser o intérprete da música de abertura do programa, eles não só tiveram a liberdade de mudar os arranjos musicais, também de adaptar as letras, coisa feita por Paulo Ricardo.

O tema original chama-se “Leef”, interpretado por “Han van eijk”, e foi composta na Holanda por Ruud Voerman, Paul Post e Han Kooreneef.


O RPM participou diversas vezes do programa, na edição 2 entrou na casa junto com "Serginho Groisman", em 2003 foi o artista escolhido para a final da edição número 3.



Em 2013 a banda reapareceu no programa apresentado por Pedro Bial. O RPM apresentou uma nova versão para esta edição, atualizando a feita em 2002.

Mas estas não são as únicas versões de Vida Real, o primeiro single manteve-se nas primeiras quatro edições, mas em 2005 a nova banda de Paulo Ricardo, PR.5, fez uma nova versão que durou até 2012.

A partir daí e após o fim do RPM, Paulo Ricardo em carreira solo, todos os anos apresenta uma nova versão. Querendo inovar, transformou essa música em algo totalmente diferente do que havia sido criado em 2002, vai da música eletrônica ao funk.

Você pode gostar ou não dessas versões, o que é inegável é, que a música tenta se atualizar e se manter apesar dos anos.

A vida real é sem dúvida um dos maiores sucessos do RPM, depois de todos esses anos ainda está presente como parte do programa, apesar de sua versão não ser mais a atual.

Desde o fim do RPM, Paulo Ricardo continua a dar continuidade ao legado desta música.







.