Veja como Paulo Ricardo emagreceu 13kg; objetivo é chegar ao peso de 20 anos atrás

Cheguei aos 97kg, nenhuma roupa me servia! Hoje estou com confortáveis 84kg, mas de olho nos 80', avisa.


Aos 60 anos recém-completados (e com o primeiro ensaio nu feito para o gshow), Paulo Ricardo tem focado cada vez mais na saúde do corpo e da mente. De 2020 para cá, o artista segue firme nos treinos. Ele também passou por uma reeducação alimentar. Esse combo de cuidados o fez eliminar 13kg. O objetivo é chegar ao peso de 20 anos atrás, 80kg. Para isso, é preciso manter a disciplina. Mas sem neurose.
"Como um chocolate 70%, tomo um sorvetinho, nada radical, afinal não estou competindo pra Mister Universo nem nada (risos)", reforça Paulo.
Segundo ele, seu maior problema era o não comprometimento com a rotina de exercícios:

"Apesar de ser do rock e não do forró, durante muito tempo fui vítima do efeito sanfona (risos), focava e emagrecia para um objetivo imediato, como um programa de TV ou uma sessão de fotos, mas depois relaxava e ganhava tudo de novo."

"Um dos meus maiores problemas sempre foi a falta de uma rotina, aí veio a pandemia e nos tornamos todos devotos de Baco (Deus do vinho), já viu né? Comecei a treinar sério com o PH (personal Paulo Henrique Santos) justamente em 2020, e, desde dezembro do ano passado, estou firme na dieta e intensifiquei os treinos, aliás dieta nem é a palavra certa, é uma reeducação alimentar."
"Fato é que, quanto mais velhos, menos quantidade de comida devemos ingerir. E exercícios, sempre, para o resto da vida!"

Conta que chegou a pesar 97kg: "Nenhuma roupa me servia, um horror! Hoje estou com confortáveis 84kg, mas de olho nos 80, meu peso de 20 atrás."


Sua alimentação é regrada, mas tem espaço para a bebida que mais gosta, por exemplo. Paulo também se tornou adepto do jejum intermitente: "Minha alimentação é monitorada quinzenalmente pelo meu médico, o endocrinologista Dr. Mauricio Hirata, assim como os suplementos. Além disso, desde dezembro venho fazendo jejum intermitente."

"Mas todo mundo sabe quem são os vilões: álcool, açúcar e carboidrato em excesso. Sou disciplinado em relação à comida, meu problema é essa antiga devoção a Baco (Deus do vinho) e ao meu amigo Gil, 'Gil tônica' (risos)."

Para ajudar a manter o foco e a seguir à risca as atividades físicas, ele passou a treinar com o personal PH: "Faço aeróbico praticamente todos os dias, malho duas vezes por semana e sempre que possível, quando encontro uma esteira nos hotéis, dou uma corridinha."

A prática de levar marmita para os shows, o cantor aboliu. Ele adotou novas maneiras para manter a alimentação saudável: "Já fui assim nos anos 90, sei bem como é, mas hoje eu como pouco, sempre dá pra encontrar um peixinho e uma salada, e tenho sempre um punhado de nozes e castanhas, mais barras de proteína para uma emergência. No camarim, temos frutas, queijos e, dependendo da cidade, uma comidinha japonesa, que eu adoro!"

O cantor procurou PH quando chegou aos 97kg. Segundo o personal, ele já perdeu 13kg "de forma sustentável, sem privações excessivas e sem sofrimento."