Louras Geladas, a história do primeiro remix no Brasil

¿Você sabia que o primeiro remix no Brasil foi do RPM?



Conheça a história de como foi feito o primeiro remix no Brasil e o sucesso do RPM a partir da nova versão de "Louras Geladas"

 

 Em 1984 a gravadora CBS (atual SONY) lançou o single promocional 12" remix da música Louras Geladas. Um fato incomum no mercado fonográfico brasileiro. Afinal, as músicas geralmente eram lançadas no formato de single vinil 7" (compacto) para emissoras de rádio, com a versão original igual a canção lançada no álbum para venda aos consumidores.



Não era normal no mercado brasileiro, aparecer um single remix promocional para rádios diferente da versão da música que era vendida ao público. Na área internacional foi e continua sendo uma prática bastante divulgada, mas no Brasil, infelizmente, não havia e não há esse costume. Aliás, a história tem demonstrado que um dos principais culpados disso foi o público brasileiro que não deu muita importância ao remix. Sabe como é, pra quê sofisticar a música com o remix, se o público foi doutrinado para comer feijão com arroz e migalhas musicais. Logo, pra quem está de barriga cheia a tecnologia é desnecessária, dizem alguns estudiosos. Mas isso é uma outra história.


O single remix da música Louras Geladas não foi comercializado. Ele faz parte de um pacote promocional cujo objetivo era divulgar a canção da banda RPM entre alguns DJs e emissoras de rádio pelo Brasil.

O single remix 12" contém os remixes produzidos pelos Dj´s Julinho Mazzei, Grego (1956-2010) e Irai Campos.


A versão remix se mantém fiel a versão original, porém com o dobro de tempo e alguns efeitos eletrônicos mais prolongados característicos do remixes de músicas de bandas de rock naquela época.


A banda RPM foi apresentada como sendo uma banda de rock. Porém a primeira fase da banda pode muito bem ser classificada como poprock. A canção Louras Geladas pode ser enquadrada tanto no sentido de rock como poprock, mas é impossível esconder as influências eletrônicas europeias no desenvolvimento da melodia. Em resumo, a canção foi uma das sacadas musicais mais legais da música pop no Brasil nos anos 80.