Paulo Ricardo "O rádio é fundamental. Mas você tem que saber qual é o seu nicho"


O rádio é fundamental. Mas você tem que saber qual é o seu nicho. Acho que eu faço um tipo de pop rock bastante abrangente. Há, profissionalmente, uma espécie de divisão muito clara no rádio onde você vai tocar. Ou você é um artista de MPB ou você é sertanejo. Se você for rock, fodeu. Só tem uma ou duas rádios que tocam rock. E nem 10% da programação é nacional. O problema de tudo que é rock, é o gringo. Na rádio, você tem direito a uma edícula ali no fundo. E as rádios pop são basicamente dominadas por Taylor Swift e Justin Bieber.

Em 30 anos de carreira eu sei qual é o tipo de linguagem que eu uso. Minha música tem ido muito bem nas rádios do tipo "adulto contemporânea". É uma espécie de rádio que mistura um pouco de flashback, MPB e um pop mais sofisticado. Não é uma rádio em que você vai ouvir Anitta ou Taylor Swift. Mas vai ouvir Sade e Ana Carolina. É lá onde eu estou transitando. Observo essa transição da minha geração. Aos poucos estamos saindo das rádios rock e migrando para as outras rádios naturalmente. Como o Nando Reis, Frejat e Arnaldo Antunes.


Fonte: http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2016/03/30/fiz-sucesso-ate-chegar-na-bregolandia-diz-paulo-ricardo-sobre-anos-90.htm#fotoNav=1