Rock in Rio, a verdade por trás da ausência do RPM

Na segunda edição do Rock in Rio o RPM teria presença certa e confirmada, se não fosse a separação.

RPM é uma das maiores bandas de rock do Brasil, no quisito sucesso é disparado a maior banda dos 80.

Porém, nunca foi chamado para o rock in rio, em 1991 dois anos depois do fim da banda Paulo Ricardo foi escalado para o festival e convidou os ex-companheiros Fernando Deluqui(que o acompanhava na carreira só) e o batera Paulo Pagni, não assim o tecladista Luiz Schiavon, com quem tinha brigado no fim do RPM.

Quando rolou a primeira edição do Rock in Rio em 1985, o RPM já existia, mas ainda não eram conhecidos. Com a explosão do Rock in Rio, o mercado se abriu para bandas que ainda não tinham gravado, como foi o caso dos Quatro Coiotes, que lançou o primeiro álbum em maio de 1985.

Na segunda edição do Rock in Rio o RPM teria que ser presença certa e confirmada, se não fosse a separação , por isso foi convidado Paulo Ricardo. Com Deluqui e Pagni na apresentação, ainda faltava alguma coisa pra ser RPM...o mestre Luiz Schiavon.


O 26 de janeiro de 1991 com recorde de público de 198 mil pessoas, os tres RPMs foram uma das ultimas atrações , que teve ainda o grande show do A-ha.

Em 2011 muita gente falou que um dos motivos da volta foi a certa presença da banda no Rock in rio, mais não foi assim.


Em 2015 mais uma vez o RPM ficou de fora, em entrevista com o guitarrista Fernando Deluqui, falou: "a gente sabe que quem controla a escalação do Rock in Rio são os Medinas, por alguma razão eles ainda não toparam fazer com RPM"

Verdade seja dita, RPM é uma das bandas mais importantes do nosso rock, junto a Legião Urbana,Titãs,Barão Vermelho, Paralamas, Engenheiros, Capital,Ultraje e Ira!, é dificil entender qual é a razão para a banda nao participar do festival.

A gente ainda espera ver o quarteto nas próximas edições.
Confira parte dos shows do Paulo Ricardo, Fernando Deluqui e Pa no rock in rio em 1991, e tambem a entrevista com Fernando Deluqui.




Entrevista com Fernando Deluqui