Quem é o público do RPM hoje?
Nos anos 80, o RPM levou o rock brasileiro a um patamar de sucesso jamais visto.
Milhões de jovens se identificaram com as letras, a estética e o carisma de Paulo Ricardo.
O público era jovem, urbano, ligado à moda, às rádios e à televisão, esse público amadureceu, alguns continuaram gostando da banda, e muitos se afastaram.
Com o fim da banda em 2017, aqueles jovens dos anos 80, só tem as recordações daquela época, alguns ainda tem fôlego pra ir no show do Paulo Ricardo, acompanham o seu trabalho — nas redes, e nas memórias.
O mega sucesso do grupo levou a que um grande número de meninas na década de 80 tivessem no RPM, como a sua banda preferida, um fenômeno boy band que a gente vê no mundo até agora, com artistas do pop.
Mais o RPM não era uma boy band, era uma banda de rock, com letras politizadas, um som engajado, tinha no Luiz Schiavon um grande instrumentista e no Paulo Ricardo um líder carismático, boa pinta, que se transformou no ídolo de milhões de jovens.
Sim, maioritariamente os fãs do RPM eram meninas, mas tinha muito homem que acompanhava a banda, muitos acompanham até hoje.
No canal, 82% das pessoas que assistem os vídeos são homens, é uma tendência não só de agora dos últimos meses, na história do canal, mais de 80% do público são homens.
Onde ficou todo esse público?, É verdade que Paulo Ricardo ainda lota shows por todo Brasil, ainda tem um apelo pela sua música, muita gente tem aquela coisa da nostalgia, de reviver a sua juventude, os anos 80, uma época maravilhosa que não volta mais.
O RPM teve uma queda rápida do seu público, em 1986 lotou estádios de futebol, mais em 1988 quando estreou o seu novo show da turnê 4 coiotes, não conseguiu lotar os primeiros shows no Anhembi.
Também o fato que o Radio Pirata ao vivo era um trabalho fora da curva, muita gente curtiu naquele momento, depois deixou de curtir na época do 4 Coiotes, porque o álbum não era como os anteriores.
A banda acabou e o Paulo em 1997 voltou a ser o cara do momento, a música Dois botou ele novamente nas paradas de sucesso. Já tinha sido um grande sucesso a regravação da faixa “A cruz e a espada com Renato Russo”, mais a faixa “dois” e depois “tudo por nada”, levaram Paulo Ricardo a vender novamente mais de um milhão de cópias.
Muitas dessas mulheres o conheceram nessa fase, depois, redescobriram o RPM.
Hoje, aos 50 e poucos anos, elas continuam lá — nas primeiras filas, emocionadas, revivendo a juventude e a imagem do galã que marcou suas adolescências.
Tem um público que acompanha o Paulo Ricardo que pertence ao RPM ainda, mais com o fim da banda, parte desse público passou a acompanhar o vocalista, como parte daquele legado que ficou, e que ele carrega em cada show.
Outro fato interessante, que tem uma legião de fãs por volta dos 40 anos, que foi gerada na época da volta do RPM em 2002, eu mesmo sou parte dessa geração.
Muitos deles são os que no canal fazem o debate sobre a banda, deixam seus comentários nos vídeos, deixam a suas opiniões, e sao tambem que mantém viva na internet, o legado do RPM.
No canal, maioritariamente os que assistem os vídeos são homens, Nos shows do ex -vocalista do RPM, a maioria são mulheres. O público é formado, em grande parte, por mulheres que eram adolescentes nos anos 80, ou acompanharam a época romântica de Paulo Ricardo.
Talvez o público do RPM praticamente desapareceu, outros se misturam com o público do Paulo Ricardo, que leva o legado da banda.
Com o tempo, as brigas, as idas e vindas... o pessoal foi desistindo, a banda perdeu parte da sua credibilidade, o que restou é essa base emocional, ligada às músicas, aos sucessos, ao carisma de Paulo Ricardo.
O público do RPM hoje pode ser um mosaico:
Os fãs históricos dos anos 80 que ficaram depois do mega sucesso, os que se apaixonaram na fase romântica, o público gerado nas voltas da banda, principalmente em 2002, e os jovens curiosos das plataformas digitais.Várias gerações unidas por uma mesma emoção: a de reviver o passado e manter viva a chama do rock brasileiro.
Mas a pergunta continua:
Pra você, quem é o público do RPM hoje?
