A história de PAULO RICARDO. A Voz de uma Geração. Cantor e compositor, líder e vocalista do RPM.

Quem é Paulo Ricardo?. Um músico que conquistou tudo, caiu no esquecimento, se reinventou e ressurgiu como um artista totalmente diferente. Ele foi roqueiro, depois romântico. 40 anos depois do seu auge, ele ainda está em evidência.


Líder do RPM, a banda de rock mais importante da década de 80?, é cantor e compositor, iniciou sua carreira como crítico musical, morou em londres, trabalhou como ator e várias de suas canções fazem parte do imaginário coletivo e da cultura popular do país.

Considerado um par do Renato Russo e Cazuza nos anos 80; Paulo Ricardo estava no mesmo patamar quando o RPM estourou com um grande sucesso em 1986.

A morte prematura de ambos os eternizou como ícones do rock brasileiro, Paulo Ricardo, por sua vez, seguiu em frente, uma carreira com acertos, mais também com muitos erros.

Esse cara que fez uma revolução nos anos 80, as vezes não é reconhecido como um dos grandes nomes do rock nacional — talvez por ter ousado seguir outros caminhos, como a música romântica nos anos 90, além de todas as turbulências que vieram após o fim do RPM em 1989, as batalhas judiciais pelo uso da marca e os conflitos com seus antigos companheiros.

Essas mudanças e polêmicas, como se afastar da sonoridade clássica do rock e sua escolha por experimentar outros estilos musicais acabaram ofuscando parte de seu legado. No entanto, essa trajetória complexa e corajosa é justamente o que torna sua história ainda mais relevante.

Hoje a gente vai contar essa história, Paulo Ricardo: A Voz de uma Geração.

É impossível falar do rock brasileiro sem mencionar Paulo Ricardo. Com sua voz potente, letras marcantes e uma presença de palco inconfundível, ele foi a voz de várias gerações.

Nos anos 80 junto a sua banda RPM, gerou milhões de fãs por todo o Brasil, um fenômeno nunca mais visto no país. Turnê de estádio, milhões de discos vendidos, foi o mais perto de uma bitolmania no Brasil.

O RPM marcou um antes e um depois na música nacional, mais a história da banda está marcada pelas brigas do vocalista com seus ex-companheiros, as traições, os excessos, as drogas, o boicote da imprensa.

A história do Paulo também está marcada pelo seus casamentos, a mudança que nos anos 90, o levou a mudar o rock pela música romântica. Paulo Ricardo revolucionou o pop rock nacional, nos anos 90 chegou ao topo novamente como o sucessor do Roberto Carlos, com sucesso no Brasil e na América latina, com o lançamento do seu álbum em espanhol.

Muita gente não sabe, mais fez um grande sucesso no México, na Argentina, no Uruguai, no Chile, e em todos aqueles países de língua espanhola.

Depois do fim do RPM em 1989, foi boicotado pela imprensa, no começo dos anos 90 travou uma guerra com os jornalistas da época. Quando chegou ao sucesso novamente em 1998, foi acusado pelos colegas de ter traído o movimento do rock, depois de ter virado cantor de programa de auditório.

Ao longo de mais de quatro décadas, Paulo Ricardo construiu uma carreira marcada por reinvenções e contrastes. Para alguns, sua trajetória é vista como inconsistente, por não seguir uma linha única; para outros, é exatamente essa versatilidade artística que fez ele se manter.