Olhar 43, a história por trás do grande sucesso do RPM.

Quem é o jovem que inspirou Paulo Ricardo, a escrever a letra da música Olhar 43.


Olhar 43 é provavelmente o maior sucesso do RPM, e hoje vamos contar para vocês a história do garoto tímido, meio nerd, que tinha dificuldade para enxergar, que deu origem a um clássico do rock nacional.


Olhar 43 é uma composição de Luiz Schiavon e Paulo Ricardo, foi a música que mais demorou para sair, levou muito tempo de trabalho. Foram meses para desenvolver a parte instrumental, e Paulo Ricardo escreveu 8 letras diferentes, até chegar à versão final.

É uma música que não tem refrão, algo bastante ousado para uma banda que estava fazendo seu primeiro trabalho no cenário musical, mas o dado mais interesante, é que nos primeiros shows da banda, em 1984, o RPM tinha vergonha de tocar essa música, por ser muito disco, como disse Luiz Schiavon em uma entrevista.

Olhar 43 é uma das primeiras composições do RPM, foi lançada pela primeira vez no álbum Revoluções por Minuto, de 1985, e foi relançada no segundo álbum, Rádio Pirata ao vivo, de 1986.

Mas como foi o processo de criação da música e de onde veio a inspiração, essa é a história que os protagonistas vão contar a seguir.

Mas quem é o protagonista desta história, de onde Paulo Ricardo tirou a inspiração

O jovem protagonista da música é o próprio Paulo Ricardo, que nem sempre foi aquele homem que muitas mulheres desejavam. Quando jovem, como o próprio Paulo Ricardo contou, ele era um nerd, que colecionava revistas de quadrinhos.

Ele tinha dificuldade para enxergar, era míope, e começou a usar óculos quase por acaso.

A história contada em “Olhar 43” é a de um menino que tem dificuldades na hora de encarar a garota que ele gosta, e dentro da sua timidez, acredita que a única forma de chegar até aquela garota, é através do seu olhar.

Mas por que é um “olhar 43”, a inspiração vem de um programa de televisão, como conta Paulo Ricardo.

Sem dúvidas A MÚSICA Olhar 43 é um dos grandes clássicos do rock nacional, e ajudou a transformar o RPM em uma das mais importantes bandas do rock nacional.