A história da música Rádio Pirata, a revolução do rock brasileiro.

A história da música Rádio Pirata, o rock básico que deu nome ao disco de maior sucesso da história do rock nacional.


Hoje vamos contar para vocês a história da música Rádio Pirata, um hino de rebeldia e crítica social, que marcou a década de 80 no Brasil, uma revolução jovem, do rock brasileiro.


Radio Pirata foi lançada no primeiro álbum de trabalho da banda, Revoluções por minuto em 1985, e teve uma nova versão no segundo álbum, o Radio Pirata ao vivo em 1986, o álbum de rock mais vendido da história fonográfica do país.

¿Mas do que fala a letra, como a música foi composta?, É isso que vamos contar em detalhes no video a seguir.

A letra utiliza a metáfora da pirataria, para falar sobre a necessidade de mudança, e a luta contra o status quo.

O ato de 'abordar navios mercantes, invadir, pilhar, tomar o que é nosso, pode ser interpretado como uma chamada para retomar o que foi usurpado, pelo poder estabelecido, seja ele político, cultural ou econômico.

No livro do RPM se fala também da letra.

Tomar o poder, é uma declaração contra a ditadura das rádios, que estavam sendo invadidas pelas músicas internacionais.

Rádio pirata é supra-ideológica, não tem a ver com política. Era contra a invasão das músicas internacionais nas rádios brasileiras.

Eu quero retratar ali a juventude querendo tomar o poder", confessa o Paulo Ricardo.

A referência à pirataria nas ondas do radio, sugere uma invasão no espaço midiático, dominado por mensagens que não representam os interesses da população. A música também faz um apelo emocional para que as pessoas, toquem o meu coração, e 'façam a revolução', indicando o desejo de uma transformação profunda.

O RPM, conhecido por seu rock com influências de new wave e post-punk, captura o espírito de uma época de transição política no Brasil, saindo de um regime militar para uma democracia, e reflete o anseio por uma sociedade mais justa e igualitária.

Rádio Pirata é um grito de resistência e um chamado para a ação, utilizando o rádio como metáfora para a disseminação de ideias revolucionárias.