Por isso que o RPM é a maior banda de rock dos anos 80 no Brasil

Rádio Pirata ao vivo, a explosão do rock, a primeira megabanda de rock no Brasil.

Um êxtase total, mais de 3 milhões de cópias vendidas em 1986, mais de 300 shows, estádios de futebol lotados pela primeira vez na história do rock nacional, capas de revistas, uma histeria por cada lugar por onde a banda passava, milhões de jovens se tornaram fãs da banda, seu vocalista havia se tornado um símbolo sexual, um sucesso sem precedentes na história nacional, um fenômeno que nunca mais seria visto.

Conheça a história da rádio pirata ao vivo no vídeo a seguir

A crítica musical aos pés de uma banda que em um álbum de 9 músicas, 5 alcançaram o primeiro lugar das mais ouvidas do ano, Olhar 43 e London London foram reproduzidas até nas rádios que só tocavam música sertaneja, e Naja que foi uma Instrumental, ficou entre os 5 primeiros.


O RPM foi escolhido pela revista Bizz, a mais importante revista de música na epoca, como a melhor do ano 1986, e os especialistas da época renderam-se ao sucesso do grupo.


Foi presença garantida nos programas de maior sucesso da televisão, um especial foi feito no Globo repórter, contando como foi a turnê da banda pelo sul do Brasil, só quem viveu aquele momento pode saber a verdadeira dimensão do que foi o sucesso do RPM, a rpm manía.

 

Sempre que falamos das bandas mais importantes da história do rock nacional, dizemos Legião Urbana, Barão Vermelho, Paralamas, Titãs, mas no auge do sucesso, RPM não tinha comparação, era um degrau acima de tudo.


¿Mas como foi esse sucesso? .

O Rádio Pirata ao vivo foi a soma de boas decisões que acompanharam a banda naquela época, e hoje vamos contar para vocês.


Mas como sempre pedimos,se inscrevam no canal, e ativem o sininho, para não perder os próximos vídeos, onde continuaremos contando mais histórias do RPM. Você também nos ajuda deixando seu like, seu comentário e compartilhando o vídeo para aumentar o alcance do canal, para que mais pessoas possam entrar na comunidade.


Manoel Poladian, talvez na época o maior produtor musical do país, que havia trabalhado com Roberto Carlos, escolheu o grupo para poder trabalhar com uma banda de rock.


Desde o início deu ao RPM a estrutura necessária para que a banda se tornasse um sucesso. 

A contratação de Ney Matogrosso foi fundamental para que a banda pudesse construir um show que só era visto com artistas internacionais, seja pela montagem do cenário, assim como pela atuação no palco dos 4 músicos.


Ney Matogrosso cuidou da direção do show, sendo o responsável por efeitos e iluminação do palco. Os músicos do RPM tinham pouca consciência de como se comportar em palcos maiores.

"Saímos do patamar de fazer um show para algumas pessoas, para shows mais profissionais, com tudo ensaiado. O Ney foi fundamental em tudo isso", relembram os musicos do RPM.


No dia 19 de setembro, no Teatro Bandeirantes, foi o lançamento do novo espetáculo, que posteriormente percorreria todo o país.