Fernando Deluqui, no dia do seu aniversário contamos um pouco da história do guitarrista do RPM

Fernando Deluqui, a história do guitarrista do RPM.



Neste dia 25 de março, Fernando Deluqui, o eterno guitarrista do RPM e os Engenheiros do Hawaii. completa 61 anos, em seu aniversário vamos contar um pouco sobre sua história.

Convidamos voce a assistir ao vídeo que lhe deixamos abaixo


Se você gostou, convidamos você a se inscrever no canal.

Com mais de 40 anos de carreira, Fernando ficou conhecido por ser o guitarrista do RPM, o maior fenômeno do rock brasileiro nos anos 80.

Guitarrista, compositor e cantor, está há quase 40 anos na estrada. Apaixonado desde a infância por música e mar, pratica surf até hoje, Deluqui ainda no ginásio formou a banda Proveta Negra, cuja maior influência eram as imagens de Jimi Hendrix queimando sua guitarra em Monterrey.

Tempos depois, em meados dos 80, foi apresentado por seu amigo Nasi o vocalista do Ira!, a Mae East, a bela cantora que acabara de sair do grupo Gang 90, de Júlio Barroso.

Na banda que acompanhava a cantora, o guitarrista Deluqui tinha como parceiro o tecladista Luiz Schiavon

Tempo depois junto a Luiz Schiavon e Paulo Ricardo formariam o RPM. O RPM foi em seu auge, nos anos 80, um dos grupos mais populares surgidos no Brasil nos últimos 40 anos, chegando a vender incríveis 3 milhões de cópias do LP Rádio Pirata ao Vivo.

Já conhecemos a história do RPM, depois do grande sucesso vieram as brigas, a guerra de egos, e a banda se desfez em 1989.

A partir desse momento até 1993 Fernando decide acompanhar Paulo Ricardo em seus dois primeiros discos solo, e em 1993 participou do projeto Paulo Ricardo & RPM. Um dos grandes destaques dessa fase foi a apresentação no rock in rio em 1991

Encerrando a fase RPM, Deluqui seria convidado por Humberto Gessinger para assumir a guitarra dos Engenheiros do Hawaii em 1995.

“Foi legal, excursionamos e gravamos com sucesso, mas eu estava infeliz. Eu precisava tocar minhas músicas, cantar e falar as coisas que queria. Fazer, enfim, as coisas do meu jeito“.

Nos engenheiros participou do álbum Simples de Coração, onde participou de algumas composições e nos shows cantou uma da suas musicas, "Algo por Você"

Anteriormente, segundo seu relato, ele havia sido escolhido para permanecer como vocalista antes de uma possível saída de Humberto Gessinger.

Isso acabou não acontecendo, então Deluqui deixou o grupo para trabalhar em sua carreira solo.

No final de 2000, Deluqui colocou nas ruas o CD independente que leva o seu nome: 13 faixas em que se divide entre guitarras, baixo, teclados, programação de samplers e baterias, percussão e voz,

além de assinar todas as músicas, algumas em parcerias com Péricles Cavalcanti e Ciro Pessoa.

Em 2002 volta ao RPM e conquista CD e DVD de platina. Apesar do súbito fim da banda, Deluqui se une a Schiavon, seu parceiro no RPM e André Lazzarotto, e formariam a banda LSD.

Fernando Deluqui aparece como cantor e compositor, emplacando a musica “Madrigal” o tema de abertura da novela Cabocla da Rede Globo.

O LSD acabou em 2005, então Deluqui definitivamente foca em sua carreira solo.

Em 2007 lança o CD Delux, com musicas como Explode o Amor” e “Dê”,

Para o final de 2010 Deluqui, lança o single “Eu só te quero do meu lado” com a produção de Ray Z, atualmente um dos responsáveis pelo atual pop e rock gaúcho.

Em 2011 a carreira do guitarrista é marcada novamente pela volta do RPM, com a gravação do novo álbum de estúdio “Elektra”. Faziam 23 anos que o RPM não gravava um álbum em estúdio.

Após uma turnê de mais de 6 anos, o RPM se separa definitivamente em março de 2017.

Nessa época Fernando apresentou um programa de TV chamado "Deluqui Nau", e lançou alguns singles como solista, com destaque para a música "Ate o fim".

Em 2018 sem Paulo Ricardo tenta reavivar o projeto RPM, mas esta é uma história que já contamos no canal e no site.


Vida longa para um dos grandes guitarristas do rock nacional.