O show Radio Pirata ao vivo 35 anos é um registro fiel da mega turnê realizada pelo RPM entre 1985 e 1986, um show que os fãs da banda não podem perder.

O show Radio Pirata ao vivo 35 anos é um registro fiel da mega turnê realizada pelo RPM entre 1985 e 1986, um show que os fãs da banda não podem perder. 



 Hoje Paulo Ricardo está finalizando sua turnê Radio Pirata 35 anos, acompanhado por uma banda supercompetente, que mantém o som do RPM original dos anos 80. 

O eterno vocalista do RPM completou 60 anos em setembro, o tempo parece não afetá-lo, sua presença e seu andar no palco durante os quase 90 minutos que o show dura, nos lembra o RPM em seus melhores momentos. 

 Além da transformação física que o fez perder cerca de 13 quilos, sua nova rotina de treinos e alimentação parece ter rejuvenescido Paulo Ricardo. 

Essa vitalidade que ele mostra no palco é acompanhada pela energia de quem o acompanha, Icaro Scagliusi, um dos grandes guitarristas do país, Raphael Badell na bateria cuja pegada lembra muito Paulo Pagni, e o jovem Henrique Ark nos teclados, que não está desafinado com o resto dos músicos. 

 O show é uma "porrada" de sucessos, começando bem alto com Revolucoes por Minuto, Alvorada Voraz e Louras Geladas, três dos maiores sucessos do RPM. 

No público aqueles que estavam na sua juventude na década de 80 ou no início dos anos 2000, por um momento parecem estar viajando no tempo, a reação do público cantando, acompanhando com palmas e em pé, mostra um pouco do que o espetáculo gera nos telespectadores . 

 Sem dúvida, neste cenário musical brasileiro, onde o rock vem perdendo espaço nas últimas décadas, esse show é um dos melhores de 2022, e quem gosta de rock não pode perder o show. 

Felizmente, são milhares de nós que vimos de perto este espetáculo, que percorreu grande parte do país nos últimos meses, e se não houve mais, é porque o mundo parou em março de 2020, como todos já sabemos.



O RPM em sua formação original é algo que nunca mais veremos, com a morte do baterista Paulo Pagni, a possibilidade de ver os 4 coiotes juntos novamente desapareceu, mas para quem não viu o grupo ao vivo, ou não conhecia um das maiores bandas de rock do país, você não pode perder esse show Rádio Pirata 35 anos. 

 Embora o RPM hoje tente avançar com uma nova formação, para o público em geral é bastante difícil separar a imagem de Paulo Ricardo do grupo, e com Luiz Schiavon afetado por alguns problemas de saúde, é difícil ver o novo RPM como uma continuidade do que a banda era com sua formação original, já que dos 4 o único que tenta manter o novo RPM ativo é seu guitarrista. 

 Na sexta-feira 11/11 Paulo Ricardo apareceu em Bagé para cerca de 2.000 pessoas em um show espetacular, aqui estão alguns fragmentos de vídeo.