Hey, father! Os filhos de Paulo Ricardo.

Isabela tem aulas de ukulele, Luís Eduardo de violão e piano, mas hoje sua paixão é o futebol. Já Diana é tipo Paola, adora desenhar, mas compõe suas canções com uma facilidade invejável e tem uma voz lindíssima!"

Drasticamente. Até porque tenho uma filha de 35 anos, a idade de 'Rádio Pirata ao Vivo', e a diferença do pai que eu fui para o pai que eu sou hoje para os pequenos de 6, 8 e 10 anos é brutal."

"Ser um pai melhor passa por um constante amadurecimento, e amadurecer é priorizar. Mas, sem dúvida nenhuma, o maior desafio é educar, e educar pelo exemplo, com ações muito mais do que com palavras."



Sou tudo isso e muito mais... Procuro ser sempre muito calmo e amoroso, coisa que faço naturalmente, mas sei que crianças precisam de constante orientação e limites. Ser pai não é ser brother e, desde cedo, procurei ensinar a eles os conceitos básicos de respeito, autoridade e hierarquia, (até porque eu sempre fui uma criança muito rebelde hehe)."

"Sou um pai babão, mesmo com a Paola (fruto do primeiro casamento com Moira Lynch), uma jovem adulta. Os três pequenos são crianças maravilhosas e muito diferentes entre si, então não rola muito ciúme. Eles brincam muito entre eles e eu sou o tipo de pai que agarra e morde, então acho que eles sentem até um certo alívio quando não são o centro das atenções

Relação com Paola, a filha a mais velha

"Com ela, admito que sou mais brother mesmo. Depois de muito tempo em São Paulo, estar de volta ao Rio nos aproximou mais. É nossa melhor fase!"
"Ela é muito tímida, mas é uma artista sensível, é ilustradora, gamer, toca baixo e violão e canta lindamente. Ter irmãos mais novos trouxe uma certa leveza à sua seriedade.

Músicas para os filhos

"A que fiz exatamente na época em que Paola nasceu foi 'Feito Nós', em parceria com o genial Milton Nascimento. A questão da vida e sua complexidade estava na minha cabeça, mas as duas canções que realmente fiz para meus filhos foram 'Isabela', logo que ela nasceu, e 'Vida Nova' para Luís Eduardo e Diana, que nasceram com um ano e três meses de diferença, ambas do 'Novo Álbum', de 2016, com ele na capa."

Pai nas estradas...

"Com a Paola foi mais difícil, sem celular nem internet, as ausências eram maiores. Já Isabela sempre levou minhas viagens numa boa. 

Mas a primeira vez que Luís Eduardo se deu conta de que eu estava indo viajar sem ele, para um show, chorou tão desesperadamente que parecia que eu nunca mais ia voltar! Partiu meu coração!"

Diana tem um bom humor inabalável, leva tudo numa boa, é o tipo da criança que cai e dá risada, então sabe que a vida é assim. Mas faço de tudo para estar com eles sempre que posso, levar na escola, balé, futebol, natação, conversar com professores, assistir às apresentações e ajudar na lição de casa. Adoro!"

Pai famoso

"Paola já está acostumada e adora ir aos shows, mas me divirto com esse processo dos pequenos descobrirem aos poucos o que faço, perguntarem por que pessoas estão querendo tirar fotos comigo (risos). Eles já foram a alguns shows, mas ainda não têm a dimensão da história toda, da minha participação na história da música popular, no rock nacional."


"Esse processo também faz parte da educação musical que procuro dar a eles, e de explicar a função social do artista, do poeta, da entrega, o conceito de figura pública e desconstruir essa perigosa cultura de celebridades, desmistificar e mostrar que ser artista é um trabalho duro, maravilhoso, mas que exige disciplina e dedicação como outro qualquer."

Ser pai é, sobretudo, educar em toda e qualquer oportunidade! E, como eu disse, amar incondicionalmente! Muito e sempre!