Marco Mazzola "Radio Pirata ao vivo, o primeiro disco digital de rock no Brasil"

Todas as apresentações do RPM eram uma loucura. As músicas eram todas cantadas pelo público e os ingressos se esgotavam.



1986, o ano do Ao Vivo do RPM: a CBS havia lançado o RPM, composto por Luiz Schiavon, Paulo Ricardo, Fernando Deluqui e Paulo Pagni .

Em uma reunião resolvemos falar sobre fazer um disco ao vivo. Então eu disse: “Vai ser o maior sucesso pegar toda essa emoção histérica do público no show e colocar em um disco”. 

A direção da empresa foi conversar com a banda e enquanto isso pensei: "Por que não fazer o primeiro disco digital de rock no Brasil, já que o CD já estava começando a ingressar no nosso mercado?". 

A ideia foi aprovada por todos, então parti com o grupo para gravarem SP e em seguida, LA pra mixar. Fomos para o Estúdio 55, em uma das ruas mais badaladas e underground de Los Angeles, a Melrose Avenue. Sempre após a mixagem ficávamos tomando um bom vinho na piscina do hotel em que nos hospedamos, o Ritz Bervely Hills. 

Durante um desses nossos papos à noite, a moçada disse que queria me fazer um convite e Paulo falou: “Mazzola, por tudo o que vem realizando pelo grupo, queremos convidá-lo para ser o 5o RPM”. 

Estávamos à beira da piscina do hotel com um garrafão de dois litros de vinho e brindamos àquele momento.

Umas noites depois Paulo me disse: “Mazzola, pensei muito no seu estúdio e quero dar uma sugestão de nome: Impressão Digital Studios”. Estava decidido!

Voltando ao Brasil, o sucesso continuava a toda. Lançamos o CD Rádio Pirata ao vivo, recorde de vendas registrando + de 2,7 milhões de CDs vendidos até hoje, e que incluía grandes sucessos como "London, London", "Rádio Pirata" etc. 

Foi um dos grupos mais bem sucedidos na história da música brasileira. Seus integrantes tinham como fundamento um forte embasamento cultural e musical, fator determinante para o sucesso.

Já em 1987 promovi um encontro entre o RPM e Milton Nascimento , tentando unir dois tipos de gerações musicais. 

Gravamos um mix “RPM & Milton” com duas canções: Homo Sapiens e Feito nós, ambas de autoria de Milton e Paulo.


.