RPM. Com agenda de shows aberta e lançando músicas inéditas, o grupo tenta seguir adiante

Com agenda de shows aberta e lançando músicas inéditas, o grupo tenta seguir adiante com um novo baixista e vocalista, Dioy Pallone. 



Nas plataformas digitais, já são duas faixas novas divulgadas ("Ah! Onde Está Você" e "Escravo da Estrada") que refletem sobre a vida de uma banda de rock

Embora Paulo Ricardo conteste e considere a nova formação como "RPM Cover", a banda garante que não há nenhum impedimento legal para que eles usem a marca RPM. E de fato eles estão usando


O RPM é o investimento da nossa vida e não é justo que depois de tanto tempo sejamos privados desse legado".

Fernando Deluqui, que assumiu os vocais, explicou a nova fase. "A conta é simples: a maioria quer. A maioria precisa. Não é só porque Paulo Ricardo não concorda que eu, Luiz Schiavon e Paulo P.A. Pagni não poderemos usar o nome da banda. O RPM é o investimento da nossa vida e não é justo que depois de tanto tempo sejamos privados desse legado".

Sem a voz de Paulo Ricardo nos shows, Deluqui e Pallone intercalam os vocais. "Dioy entrou na banda no início de 2018 e se adaptou muito bem", elogia Deluqui. "É um grande instrumentista e vocalista. Tem uma voz potente. Estamos numa banda para sermos felizes e trazermos alegria.

E o Dioy é uma boa companhia", garantiu. Para Deluqui, o novo baixista não está substituindo Paulo Ricardo e sim ocupando a vaga de baixista. "Ele não faz o que Paulo fazia. Agora estamos fazendo uma coisa mais relaxada, nos moldes dos Eagles ou do Roupa Nova.

Alinhado aos novos tempos, a ideia de Deluqui não é lançar um álbum novo do RPM e, sim, alimentar os canais oficiais da banda com novidades a cada 15 dias. "Nossa ideia é lançar nas plataformas de streaming uma nova música periodicamente", disse. As músicas estão sendo gravadas em um estúdio próprio, batizado de estúdio RPM, construído no bairro de Vila Madalena, em São Paulo

Deluqui disse que a banda está com a agenda de shows aberta e que um repertório perfeito do RPM não pode faltar os hits "Olhar 43", "Rádio Pirata", "London, London", "Loiras Geladas", "Alvorada Voraz" e "Cruz e Espada"


Outro lado

Procurado pela reportagem, Paulo Ricardo comentou as declarações de Deluqui por meio de sua assessoria de imprensa. "O uso da marca RPM só é possível pelos quatro integrantes originais do que já foi uma banda e hoje é um legado protegido por seus detentores. Qualquer ex-integrante que use sozinho, ou quaisquer dois ou três ex-integrantes que usem sem a unanimidade dos quatro originais, a designação RPM está violando frontalmente um contrato havido em 2007 e uma ordem judicial da 6ª. Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de SP", disse Paulo Ricardo em comunicado.

A nota diz ainda que o advogado do Sr. Schiavon procurou o advogado de Paulo Ricardo, mas a condição para iniciar qualquer negociação era interromper a negativa de autorização para que Paulo Ricardo gravasse suas próprias músicas".