RPM na Calçada da Fama do Rock (2012).

RPM, um ícone para a história da música nacional”.


Revoluções por Minuto”, agora mais conhecida por RPM, tornou-se nos anos 80 uma das bandas de rock mais populares do Brasil, que, em plena era da ditadura, somando letras engajadas com um som pop-rock competente, conseguiu emplacar vários hits além de conquistar o maior número de vendagens de LPs à época, cerca de 5 milhões de cópias. Os músicos Paulo Ricardo (vocal e baixo), Luiz Schiavon (teclados),Fernando Deluqui (Guitarra) e Paulo P.A. Pagni (bateria), emplacaram hits inesquecíveis como “Olhar 43”, “Rádio Pirata” e a música que deu nome a banda “Revoluções por Minuto”, entre outras, entre os anos de 1984 e 1987.

“Pelas atribuições como criador da Rockwalk Brasil, como Presidente do INROCK – Instituto Cultural Calçada da Fama do Rock, e como Presidente executivo do Comitê Rockwalk, e em nome de todo o nosso colegiado, declaro que a partir desta data, os componentes da banda RPM recebem o título de ‘rockwalkers’ e passam a integrar oficialmente o rockhall das celebridades que compõe a Rockwalk Brasil, eternizados assim na Calçada da Fama do Rock brasileiro”, declara Marcio Mota, no momento da entrega da placa comemorativa ao grupo RPM.

É um grande prazer para a Rockwalk realizar uma cerimônia para a inclusão do RPM na Calçada da Fama do Rock, afinal, trata-se de um ícone para a história da música nacional”, completa o pesquisador e escritor Ricardo Pugialli, um dos integrantes do seleto Comitê Rockwalk Brasil, que também traz como Presidente de Honra o empresário Roberto Medina, recém empossado em cerimônia fechada realizada em dezembro de 2011 no Rio de Janeiro.

Na sequência, as bandas Os Incríveis, Biquíni Cavadão, Rádio Táxi, Made In Brazil e Os Jordans, além dos cantores Leo Jaime e Marina Lima, entre outros indicados já convidados oficialmente, também deixarão suas marcas na Calçada da Fama do Rock, que anuncia ainda este ano a sua ‘concretagem’ definitiva num Parque Temático de Rock. Este projeto leva a assinatura do também rockwalker Marcio Mota, o criador da Rockwalk Brasil, que em 15 de maio completa quatro anos desde sua primeira captação, a do cantor, músico e compositor Kiko Zambianchi.





O projeto RockWalk Brasil

O fantástico projeto RockWalk Brasil, é constituído por placas de concreto que formam “A Calçada da Fama do Rock”, incluindo também uma coleção inédita de guitarras autografadas pelos ídolos homenageados, placas comemorativas das cerimônias de inclusão e painéis com suas biografias e discografias, além de expositores com algumas peças e objetos pessoais doados pelas próprias celebridades.
O evento foi no dia 01 de fevereiro de 2012, na Livraria Cultura, no Shopping Market Place, registrou a presença de muitos jornalistas representando diversos veículos de imprensa, além de uma multidão de admiradores que aguardaram na enorme fila para um breve encontro com a banda RPM, que após a cerimônia de sua inclusão na Rockwalk Brasil, recebeu os fãs para uma noite de autógrafos.

O evento, que contou com a parceria entre a Rockwalk Brasil, a Calçada da Fama do Rock, a Livraria Cultura e a Building Records, a gravadora do RPM, recebeu muitos convidados para um frisante, e contou ainda com a presença ilustre de outros dois homenageados nesse projeto, a banda heavy metal Shaman e o cantor Kiko Zambianchi; ambos, que já haviam gravado suas mãos na placa de concreto mais famosa do país, em 2008, foram também homenageados com a entrega de uma placa comemorativa de inclusão, um tipo de ‘certificado’. Esse procedimento só foi incluído nas cerimonias recentemente pela organização da Rockwalk, motivo pelo qual a banda Shaman e Zambianchi ainda não haviam recebido a mesma.

O grupo RPM, que voltou à atividade após alguns anos em trabalhos solos, mas trazendo na bagagem a marca de sucesso dos anos 80, quando a banda estourou nas paradas do país, além de bater todos os records em vendagem de discos, retorna à cena com o lançamento do CD ‘Elektra’.


“http://rockwalk.com.br/noticias/rpm/