Paulo Ricardo relembra parceria com Renato Russo: 'Eu chorava em cada show daquela turnê'

Paulo Ricardo relembra parceria com Renato Russo: 'Eu chorava em cada show daquela turnê'


Paulo conta como foi a gravação de 'A Cruz e a Espada', em 1996
Na letra de "Monte Castelo", emprestada de Camões, Renato Russo dizia que o amor é "fogo que arde sem se ver". 

Há exatos 20 anos, Paulo Ricardo gravava "A Cruz e a Espada" com o vocalista da Legião Urbana e, no mesmo ano (1996), se despedia do cantor. O vocalista do RPM relembra a parceria e fala sobre a saudade do amigo. 

"Em 2002, a gente (RPM) lançou um DVD e pedi autorização aos pais do Renato para usar a voz dele nos shows. Eu chorava toda noite, em cada show daquela turnê. É inesquecível", confessa.

Paulo Ricardo conta que ele e Renato Russo se conheceram no início dos anos 80 e sempre se esbarravam nos bastidores dos programas de TV. A ideia do convite para o vocalista da Legião Urbana cantar o sucesso do RPM no álbum "Rock Popular Brasileiro" (1996) veio de um elogio de Renato. 

"Batemos um papo e ele disse: 'Paulo, adoro 'A Cruz e a Espada'. A primeira vez que ouvi já me identifiquei muito. Fiquei superemocionado. Queria ter composto essa música'. E eu respondi: 'Vindo de você é uma honra'".

Paulo Ricardo buscou Renato na residência, em Ipanema, para levá-lo ao estúdio e conta que o cantor já se mostrava indisposto em decorrência da doença. 

A gravação foi em fevereiro, e Renato Russo faleceu em outubro de 1996. "Mas ele estava de muito bom humor. A gente veio batendo papo, cantando e ele sempre muito irônico, fazendo piadas. 

Chegando lá, ele foi simpático e tirou foto com todo mundo. Na gravação, se emocionou com a canção e dizia: 'Essa música me faz chorar'. Todo mundo ficou emocionado. Foi uma tarde inesquecível." 


E a volta para casa? "A gente veio cantando e parecíamos dois garotos batendo cabeça dentro do carro", Paulo revela, também lembra que a gravação de "A Cruz e a Espada" com Renato Russo foi sucesso em todo o Brasil naquele ano. "Foi primeiro lugar em todas as rádios: de samba, sertanejo, música clássica, pop-rock, MPB... A música ficou um tempão no topo das paradas", completa.